Translate

Modelos de Fecho: de colar ou de pulseira

FECHOS DE OURO

Existem dezenas de modelos e tamanhos, e cada tipo de colar ou bracelete vai precisar de um modelo específico de fecho.

A primeira dúvida recorrente é: como se escreve fecho?

FE-CHO! É assim que se escreve

As peças para o acabamento de uma joia são tão importantes quanto seus protagonistas.

Um fecho quebrado ou que dá muito trabalho para colocar ou tirar pode ser um decisor na hora de montar a sua produção e, se existir algum problema nele, com certeza essa será uma joia que ficará "esquecida" no seu porta-joias.

Portanto é muito importante pensar nesses sistemas ao montar as suas joias ou, se você ganhou ou comprou algum modelo pronto e ele tem apresentado algum tipo de problema saiba que sempre é possível alterar ou reformar a sua joia.

REFORMA DE COLAR DE PÉROLAS

O uso e aplicação de cada modelo de fecho deve levar em consideração o tamanho das joias e a funcionalidade que o projeto e você exigem.

MODELOS DE FECHO

1. Fechos com mola:

Os fechos mais utilizados na joalheria hoje em dia são os fechos com mola.

Esses fechos são confeccionados em ouro 18K, porém possuem uma mola interna que permite que a trava faça o movimento de vai e volta, para abrir e fechar a joia quantas vezes for necessário.

Esse tipo de fecho sempre vai precisar de uma argola para se prender à outra ponta. Vale lembrar que essa mola não é de ouro, apenas a "capa" do fecho, a parte externa, é de ouro.

Modelos de fecho com mola

Fecho Argola: É o modelo redondinho, disponível em diversos tamanhos. Ele é mais indicado para joias leves, quando não têm que suportar muito peso.

Eu, particularmente, não recomendo o uso desse fecho em braceletes porque você sempre vai precisar de alguém para te ajudar a vesti-lo.

O fecho argola também é muito utilizado porque geralmente custa menos que os outros modelos de fecho, então as joalherias acabam optando por ele.

Tenha sempre isso em mente: em joalheria, todos os detalhes fazem a diferença e interferem na qualidade e no valor final da joia.

Fecho Italiano: O fecho italiano é alongado, mas a abertura desse fecho é pequena, por isso eu sugiro que ele seja usado em colares leves, com acabamento de ouro e argolas bem delicadas.

Eu, particularmente, não gosto muito desse fecho, acho um pouco difícil de manuseá-lo, mas isso é bem pessoal.

Fecho Mosquetão ou Lagosta: O fecho lagosta é uma variação do Italiano

Ele tem mais espaço em sua parte interna por causa de seu formato em gota alongada, o que o deixa muito parecido com uma pata de lagosta.

Para modelos de joias que precisam ser vestidas com uma mão só, como pulseiras ou braceletes, esse modelo de fecho facilita muito o trabalho.

Lembre-se: conforto e praticidade têm seu preço; esse fecho costuma ter um valor um pouco mais elevado em comparação aos fechos anteriores.

E falando em valor elevado...

Fecho boia: O fecho boia, a princípio, parece uma variação de fecho argola, por ser redondo. mas as semelhanças ficam por aí.

Geralmente confeccionado em tamanhos maiores, esse modelo de fecho possui detalhes nas bordas, que fazem com que ele se pareça uma boia de marinheiro mesmo. Esses detalhes servem para prender as argolas e deixá-las fixas. Esse posicionamento do fecho no colar faz com que ele fique muito bonito, funcionando como um adorno.

Por ser assim, tão imponente, o fecho boia pode ser usado para frente e até servir de argola para prender um pingente. Dá para pirar nas produções!

No post sobre a reforma de colar de pérolas você pode conferir a transformação que eu fiz no colar de pérolas da foto abaixo, de uma cliente, apenas fazendo a limpeza das pérolas e substituindo o fecho original do colar por um fecho boia.

O fecho boia funciona muito bem em colares de pedras orgânicas, como as pérolas e os corais. Com tantos benefícios, prepare o bolso, caso queira fazer uma substituição por um fecho boia. Eles costumam ter o valor bem elevado, mas acredite, é um investimento que vale cada centavo!

Coisas que você precisa saber sobre o fecho com mola

  • Caso essa mola quebre, eles não têm conserto. É preciso fazer a substituição por um novo modelo. A boa notícia é que você (o seu ourives, no caso) sempre pode arrancar a mola de dentro do fecho e derreter o ouro para aproveitar em alguma joia. O ouro é 100% reciclável!

  • Nem sempre é possível soldar um fecho com mola: Para soldar a argola do fecho no colar é preciso usar o fogo do maçarico e, às vezes, a temperatura necessária para a solda pode danificar a mola por dentro do fecho. Então alguns modelos de corrente, mesmo sendo de ouro, têm o fecho apenas preso por alicate, por pressão. Não fica tão seguro, mas para as corrente fininhas, dá um bom resultado.

  • Crianças, pessoas de idade ou com unhas grandes têm dificuldade com argolas muito pequenas, esse é um detalhe que deve ser levado em consideração no momento de montar ou restaurar uma joia.

2. Fecho T:

O fecho T consiste em uma argola grande de um lado e um pino do outro. Ele também fica muito bonito como adorno, para ser usado na frente do colar e facilita a colocação em braceletes.

Para o caso de braceletes vale lembrar que a joia sempre ficará folgada no pulso, porque ela precisa de espaço para colocar e tirar o fecho T.

Uma dica: se for personalizar a sua joia, faça a argola e a trava trabalhadas com gemas, monogramas, desenhos personalizados...

Fica um arraso!

3. Fecho com trava:

Esse tipo de fecho é um dos meus queridinhos! As joias têm o poder de nos transportar no tempo e deixar marcas.

Colar com dois fechos: Trava + "pega ladrão" com fecho redondo

No caso desse tipo de fecho, muito usado em colares de pérolas, sou diretamente remetida à minha infância com a minha avó.

Sempre que a ocasião era especial, D. Glauce usava pérolas e Chanel n°5. Como não amar essa vó?

Na parte técnica, o que eu gosto muito desse fecho é que ele possui dois estágios de fechamento; um por clique e um com um trava de segurança, caso o clique não funcione, você ainda tem a trava de segurança para não deixar o colar cair.

Na parte de criação, eu AMO a possibilidade de personalizar esse fecho com pedras, pérolas e desenhos. Esse modelo é perfeito para as românticas de plantão.

4. Fecho gravata ou silicone:

Esse fecho tem sido muito usado nas joias mais atuais. É uma argola de ouro com um silicone bem grosso e resistente na parte interna. Ele corre pela corrente e permite o uso de comprimentos variados.

Esse modelo de fecho é perfeito para braceletes, pois deixa bem grudadinho no pulso e evita que a pulseira fique girando. É muito bom para pulseiras que tenham detalhes na parte superior ou para usar em colares longos, como o modelo "gravatinha", que tem aquele "rabinho" na frente.

PALAVRA DE CURIOSA

JOIAS PERSONALIZADAS EM BARUERI, SP

A foco do meu trabalho está no atendimento pessoal. É muito importante alinhar expectativas e possibilidades entre o que o cliente sonha, o valor que deseja investir e as possibilidades técnicas e de matéria-prima disponíveis.

QUER FAZER UMA JOIA SOB MEDIDA?

Entre em contato comigo

E-mail: carlaleme7@gmail.com

WhatsApp: (11) 99600.9796

QUER ME ACOMPANHAR DE PERTO?

Siga minhas redes sociais: