Translate

Como se formam as pedras preciosas

DE ONDE VÊM AS PEDRAS PRECIOSAS?

Você já deve ter visto anúncios e propagandas falando sobre joias contendo em sua descrição alguns nomes de pedras preciosas.

Talvez, algumas nomenclaturas sejam um pouco mais comuns para você, como diamantes e rubis por exemplo, e outras sejam bem estranhas.

Se você já viu algum desses nome e pensou: "O que significa isso?", eu vou te explicar!

A formação dos minerais preciosos

A teoria mais aceita, e a que parece fazer mais sentido, é a de que o magma (aquela "lama" de fogo que fica no interior da crosta terrestre) possui diversos e variados componentes químicos em sua composição.

Imagem: Cambridge earth sciences

Quando alguns desses compostos químicos "se encontram" precisam passar por um processo de 3 etapas para se transformarem em minerais preciosos,

São elas:

  1. Calor: altíssimas temperaturas.
  2. Pressão: do interior da Terra. Imagine uma panela de pressão, quente e fechada. É a mesma ideia.
  3. Tempo: período de tempo necessário para que a formação do mineral ocorra.

Após passar por essas três etapas, quando o magma resfria, acontece a cristalização desses compostos que se agruparam e pode ocorrer a formação minerais preciosos: sejam metais ou pedras.

Esse resfriamento do magma acontece quando ele entra em contato com a superfície da Terra, onde terá menos pressão e temperaturas mais amenas.

Como o magma sai do interior da Terra?

Quando os vulcões entram em erupção.

Ao entrar em erupção, os vulcões expelem o magma para "fora" do interior da Terra em forma de lava e essa lava vem carregada de compostos químicos diversos.

Imagem: Earth How

Vale lembrar que, segundo essa teoria, esse é um processo de milhares e até milhões de anos. Isso não ocorre de um dia para outro.

Levando em consideração todo esse período de tempo, faz sentido os minerais também serem encontrados em locais que não possuem vulcões em atividade, como é o caso do Brasil, por exemplo.

Existe uma teoria que defende que algumas montanhas podem ser vulcões muito antigos que entraram em inatividade há alguns milhares de anos.

Montanhas falhadas e montanhas dobradas

Uma outra teoria, também sobre a transferência do magma e seus subprodutos para a superfície da Terra, se daria durante a formação de dois tipos de montanhas:

  1. Falhadas: Se formam a partir de rupturas na crosta terrestre que formam uma sobreposição entre si, erguendo assim o solo.
  2. Dobradas: Se formam a partir das dobras formadas nas placas tectônicas.
Imagem: Prepara Enem

A movimentação das placas, somada à abertura criada na crosta terrestre, poderiam também fazer a transferência do material do magma para a superfície terrestre.

Por que existem tantos tipos de pedras preciosas?

Como falado anteriormente, tudo depende dos compostos químicos que estão nessas pedras.

Por isso, encontramos diferentes composições em diferentes regiões.

Seguem dois exemplos, para ficar bem claro:

1. Tanzanita: Essa pedra preciosa foi batizada com esse nome porque só é encontrada na Tanzânia, na África.

Ou seja, no que se tem conhecimento até hoje, a combinação de compostos químicos que formam essa pedra só acontece nessa região do planeta.

2. Turmalina Paraíba: Essa pedra brasileiríssima, leva esse sobrenome porque durante muito tempo só foi encontrada em minas na Paraíba, no Brasil.

Hoje já se tem conhecimento de minas na África, mas agora o nome já "pegou" e não há indícios de que possa ser alterado.

Conclui-se que essa variedade de pedras é produzida pela própria natureza. Assim como cada região do planeta possui sua fauna e flora especifica, cada região também terá seus minérios específicos.

PALAVRA DE CURIOSA

JOIAS PERSONALIZADAS EM BARUERI, SP

A foco do meu trabalho está no atendimento pessoal. É muito importante alinhar expectativas e possibilidades entre o que o cliente sonha, o valor que deseja investir e as possibilidades técnicas e de matéria-prima disponíveis.

QUER FAZER UMA JOIA SOB MEDIDA?

Entre em contato comigo

E-mail: carlaleme7@gmail.com

WhatsApp: (11) 99600.9796

ME ACOMPANHE DE PERTO

Siga minhas redes sociais: