Translate

O que é pérola cultivada?

É POSSÍVEL CULTIVAR PÉROLAS?

O termo "pérola cultivada" pode nos remeter à agricultura, porém devemos lembrar que as pérolas possuem origem animal, pois são produzidas pela ostra, um molusco.

Foto: Pixabay

Ainda assim, na cadeia de produção das pérolas, muitos termos agrícolas se aplicam.

Vou te explicar tudinho, vem comigo!

INSERÇÃO DE NÚCLEO NA OSTRA

O processo natural da formação da pérola se dá através da "invasão" de algum agente irritante no interior da concha.

A partir daí, a ostra começa a depositar camadas de nácar sobre aquele agente (que pode ser um bicho ou até mesmo um grão de areia).

Com o passar do tempo e as sucessivas camadas de nácar depositadas uma sobre a outra, formam-se as pérolas.

Fonte da imagem: GIA

Mas... e se a gente quiser induzir esse processo?

Isso é feito a partir da inserção do núcleo no interior da ostra.

Nesse caso, o agente irritante pode ser um pedacinho de matéria orgânica marítima ou até mesmo um núcleo sintético cilíndrico, que facilita em determinar o tamanho e o formato que a pérola terá.

Momento em que o núcleo é inserido na ostra / Foto: Research Gate

"Um obstinado empreendedor japonês, Mikimoto Kokichi, conseguiu desenvolver a técnica para cultivar pérolas blister, em 1893, sob a orientação de Kakichi Mitsuri, um professor da Universidade Imperial de Tóquio - hoje, Universidade de Tóquio - que também foi o primeiro diretor da estação Misaki de biologia marinha.

O sucesso dessa conquista somado à desenvolvimentos subsequentes estabeleceram a base para a indústria do cultivo de pérolas porque desenvolveu uma nova demanda dessa gema para o mercado joalheiro europeu." Escreveu Kiyohito Nagai

CULTIVO DE PÉROLAS

O termo "cultivo" vem da ação do homem em, propositalmente, inserir o núcleo no interior da ostra.

Assim como semear uma semente, para que a natureza produza, no caso das pérolas também é necessária e intervenção humana.

A partir dessa descoberta e do aprimoramento da técnica de inserção do núcleo, foi possível passar a produzi-las em larga escala.

Nascem assim, as fazendas de ostra.

FAZENDA DE OSTRAS

Uma fazenda de ostras é o lugar onde as pérolas são intencionalmente cultivadas.

É a evolução para a produção de pérolas, antes tão raras e encontradas ao acaso, agora em escala industrial.

Fazenda de ostras / Imagem: National Geografic

A fazenda é um ambiente aquático, que pode ser um rio (água doce) ou no mar (água salgada). Isso vai variar de acordo com o tipo de pérola que se deseja produzir e comercializar.

Para esse processo é preciso respeitar a espécie da ostra, seu habitat natural e o tempo que o molusco leva para produzir a pérola.

Essas etapas não podem ser ignoradas nem omitidas.

Profissionais bem treinados, geralmente mulheres, ficam encarregados de inserir delicadamente os núcleos nas ostras e a partir daí, os moluscos são organizados em redes por data de inserção do núcleo e inseridos novamente em seu ambiente aquático.

Fazenda de ostras / Imagem: Ruta

A qualidade e a temperatura da água são monitorados várias vezes ao dia por profissionais altamente capacitados e treinados.

Para que a produção de pérolas seja efetiva, é necessário que o rio ou o mar estejam em perfeito estado de conservação e preservação ambiental. Qualquer alteração na água ou poluição pode prejudicar a produção das pérolas.

O tempos de formação da pérola varia conforme a espécie da ostra.

Pérola de água doce

Como eu disse, cada espécie de ostra terá um comportamento e desenvolvimento individual e particular.

Imagem: Imgur

De maneira geral, as ostras de água doce produzem as pérolas em cerca de 2 a 3 anos e são mais resistentes à inserção de múltiplos núcleos ao mesmo tempo.

Pérola de água salgada

As ostras dos mares costumam ser mais sensíveis à inserção do núcleo, sobrevivendo a apenas uma única inserção e levam mais tempo para produzir as pérolas. Normalmente, mais de 4 anos.

Pérola do Thaiti

Dessa maneira, as pérolas de água salgada, além de maiores, são também mais raras, produzidas em menor quantidade, com custos mais elevados e técnicas mais aprimoradas. 

Dessas características diferentes entre as ostras é que vem o termo popular: "pérola de água salgada" quando alguém quer dizer que ela é mais valiosa. 

Vale lembrar que quando se trata de joalheria, nem só a origem garantirá valor, mas principalmente o quesito raridade.

PALAVRA DE CURIOSA

QUER FAZER UMA JOIA SOB MEDIDA?

Entre em contato comigo

E-mail: carlaleme7@gmail.com

WhatsApp: (11) 99600.9796

ME ACOMPANHE DE PERTO

Siga minhas redes sociais:

JOIAS PERSONALIZADAS EM BARUERI, SP

A foco do meu trabalho está no atendimento pessoal. É muito importante alinhar expectativas e possibilidades entre o que o cliente sonha, o valor que deseja investir e as possibilidades técnicas e de matéria-prima disponíveis.