Translate

Relógio embaçado? O que pode ter acontecido?

 CERTAMENTE VOCÊ JÁ OUVIU

- Pode tomar banho com esse relógio, é a prova d'água.

- Dá para ir para a piscina com ele, é 50 ATM. 



RELÓGIOS:


Aqui nos deparamos com um tanto de outras "lendas".


Os relógios vêm acompanhados de uma informação numérica sobre o quanto de pressão eles suportam. Essa medida é identificada pela sigla ATM, que é a nomenclatura para a pressão atmosférica.


Relógios com até 5 ATM indicam que o relógio resiste à pressão atmosférica natural, fora da água. A pressão em que vivemos. 


PONTO 1

Geralmente esses relógios vêm com a identificação de resistente a água. E é aí que começa a confusão.


Resistente informa que o relógio suporta pequenos respingos de água, como chuva ou ao lavar as mãos.


Resistente a água é muito diferente de "a prova d'água".


PONTO DOIS

O teste de resistência a pressão dentro d'água é feito em laboratório com o relógio parado, apenas mergulhado na água. Assim se mede até onde ele resiste sem que entre água ou estoure o vidro.


Quando o ATM do relógio é superior a 50, não significa que ele seja a prova d'água, mas que ele suporta um pouco mais de pressão, mergulhado na água e parado. Quando você nada com o relógio no pulso a água exerce uma pressão muitas vezes maior do que a informada no relógio, logo, ele não resiste e entra água no maquinário.


PONTO TRÊS

Não! Nunca, jamais, em tempo algum você deve tomar banho com o relógio no pulso! Nem mesmo deixá-lo sobre a pia do banheiro enquanto toma banho.


O VAPOR é o pior inimigo de qualquer mecanismo. Nada é pior para o seu relógio (e celular, anota essa dica também) do que vapor.


A caixa do relógio é vedada com borrachas nos encaixes e nos botões, mas o vapor resseca a borracha e passa por elas. Assim, o vidro do relógio pode ficar embaçado e pior, o mecanismo pode ficar úmido. Com o tempo as peças do relógio vão enferrujar e dar defeito.


Para fazer a manutenção é necessário desmontar o relógio e secar todas as peças, para montá-lo de novo e, em alguns casos, substituir algumas partes danificadas.


PONTO QUATRO

A caixa pode até ser a prova d'água, mas de que material é feita a pulseira?


Pulseiras de borracha podem parecer mais resistentes para encarar o cloro, o sol e o sal, mas saiba que, submetida a essas ações a borracha resseca, o que diminui, e muito, o tempo de vida útil delas. 


Segundo a lei de Murphy (rs), quando a borracha da pulseira ressecar, acredite, ela irá partir com o relógio no seu pulso e, com a queda, não será apenas a pulseira que precisará de reparos. Fique atento(a) aos sinais de ressecamento da pulseira do seu relógio e providencie uma nova antes que ela arrebente.


Quanto às pulseiras de couro, nem se fala! Couro deve ser mantido completamente longe da umidade.


As pulseiras de aço são, sem dúvida, a melhor opção para quem deseja molhar o seu relógio com frequência. 


Se mesmo depois de ler tudo isso, você ainda fizer questão de dar os seus mergulhos com relógio, opte pelos modelos com resistência acima de 100ATM e lembre-se, mantenha-o longe do vapor, SEMPRE!

PALAVRA DE CURIOSA

QUER FAZER UMA JOIA SOB MEDIDA?

Entre em contato comigo

E-mail: carlaleme7@gmail.com

WhatsApp: (11) 99600.9796

ME ACOMPANHE DE PERTO

Instagram

YouTube

JOIAS PERSONALIZADAS EM BARUERI, SP

A foco do meu trabalho está no atendimento pessoal. É muito importante alinhar expectativas e possibilidades entre o que o cliente sonha, o valor que deseja investir e as possibilidades técnicas e de matéria-prima disponíveis.