Translate

Corrente de ouro quebrada

O QUE É O PONTO DE SOLDA?

Se você já teve alguma joia de ouro quebrada e mandou consertar, talvez tenha percebido que no ponto em que o ouro recebeu a solda ficou uma marquinha ou, no caso do conserto ter sido feito em correntes fininhas, ao passar os dedos por ela notou que no lugar da solda a corrente ficou mais rígida.

A isso nós damos o nome de ponto de solda.

Corrente de ouro sendo soldada / Imagem: Esteves

Mas antes de reclamar do trabalho do ourives, deixe-me te explicar por que isso acontece.

PONTO DE FUSÃO DO OURO

O ouro pode ser fundido (derretido) a 1.064°C.

Se a intenção for juntar duas partes de ouro (solda) a temperatura para fazer essa união precisa ser abaixo do ponto de fusão, caso contrário, a joia inteira será derretida também.

Por isso na joalheria a solda é feita, normalmente, com uma mistura de aproximadamente 60% de ouro 18K ou 24K e 40% de liga, que pode conter prata, latão e outros metais que possuam o ponto de fusão inferior ao do ouro.

Confecção de anel de ouro na joalheria Carla Destri Joias

Usando essa solda para unir as partes de ouro, o metal é aquecido com o maçarico, até que tudo fique "colado" e o acabamento é finalizado de maneira artesanal pelo ourives.

MARCA DE SOLDA NA CORRENTE

Na joalheria, para confeccionar cordões ou correntes de ouro finos e delicados é utilizado um processo industrial, utilizando máquinas de última geração.

Eu escrevi um artigo bem detalhado sobre a fabricação de correntes de ouro, nesse link aqui.

Para esse tipo de produção, o fio de ouro utilizado na malha da corrente pode chegar a ter até mesmo a espessura de um fio de cabelo.

Imagem: Istock

Ou seja, se esse fio se rompe, a solda precisa ser feita de maneira manual, o que impede que o reparo fique imperceptível, pois são usadas técnicas e equipamentos completamente diferentes.

Já no caso de joias maiores, como anéis por exemplo, fica mais fácil o artesão dar um acabamento mais sútil à solda.

QUANDO A CORRENTE DE OURO NÃO PÁRA MAIS DE QUEBRAR

No caso das correntes, se ocorre o rompimento de um dos elos é porque houve um ponto de tração: com certeza a corrente sofreu algum puxão ou tensão.

Com essa tensão, normalmente um ou dois elos são rompidos, porém os elos próximos aos que se romperam também podem ficar danificados. Eles podem não quebrar naquele momento, mas ficam esticados e podem, com o tempo, também se romper.

Imagem: DreamSteam

A partir da primeira quebra, você certamente notará que sua corrente irá quebrar com mais frequência.

MINHA DICA: Cuide para que a primeira quebra nunca aconteça. Mas se acontecer fique tranquila(o), quase sempre tem conserto.

Em alguns casos, após seguidas soldas, a corrente já não possui mais resistência. Nesse caso, o ideal é "aposentar" o seu cordão de ouro e derretê-lo para fazer uma nova joia.

PALAVRA DE CURIOSA

QUER FAZER UMA JOIA PERSONALIZADA?

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Contato: https://linktr.ee/carladestri

ME ACOMPANHE DE PERTO

Instagram

YouTube