O que é ouro rosé
O OURO DO AMOR ETERNO
Historicamente não é possível determinar a data nem o período exato em que o ouro de tonalidade avermelhada, hoje chamado de rosé, começou a ser usado na joalheria.
Imagem: Dreamstime |
Através de relatos históricos, assim como alguns citados no livro "Os ovos de Fabergé", de Toby Faber, é possível notar que no final do séc XIX a técnica de manuseio do ouro rosé, bem como a sua presença no gosto da realeza já eram bem difundidos.
Olhando para a história da joalheria, eu acredito que o tom rosé em joias de ouro caiu no gosto da classe média após o ano de 1924.
Ano este, em que a joalheria Cartier criou o anel Trinity: uma encomenda feita pelo artista surrealista Jean Cocteau para presentear alguns amigos.
Anel trinity, de Cartier. |
O anel consiste na união de três anéis iguais em tons de ouro 18K diferentes, cada um carregando um significado:
1. Ouro branco: representa a amizade.
2. Ouro rosé: representa o amor.
3. Ouro amarelo: representa a fidelidade.
O anel ganhou tanta notoriedade que virou um dos "queridinhos" dos consumidores e logo ganhou uma coleção completa com brincos e braceletes, mas também virou um dos modelos de aliança favorita entre os casais mundo afora (principalmente no Brasil entre as décadas de 1950 e 1980).
OURO ROSÉ OU OURO "BAIXO"
Por ser considerado o tom de ouro do amor eterno, o ouro rosé (ou vermelho) caiu no gosto dos apaixonados.
Anel Gigi de ouro 18K rosé e topázios incolores by Carla Destri Joias |
No Brasil, entre os anos 1970 e 1990 o uso do ouro rosé para confeccionar alianças de casamento se popularizou bastante entre os casais.
Mas não se pode confundir ouro baixo (ouro com teor abaixo de 18K) com ouro rosé.
Quando o ouro está misturado a uma liga superior a 25% é muito comum que oxide com frequência e oxide de uma maneira bem escura, ficando avermelhado.
De maneira nenhuma esse efeito pode ser chamado de rosé, visto que a intenção não era de deixá-lo acobreado, este é apenas o resultado do período de oxidação da joia.
O ouro rosé deve ser confeccionado apenas com ouro e cobre, nada mais.
É verdade que em alguns casos, para deixar o ouro mais "vermelho" a proporção de cobre na liga talvez atinja os 30%, mas isso é uma opção estética, que visa atingir a cor desejada. O que nada tem a ver com ligas em proporção que façam o ouro escurecer.
JOIA COR-DE-ROSA
Agora que você aprendeu tudo o que precisava saber a respeito do ouro rosé, já pode decidir de que cor será a sua próxima joia.
Trio de anéis de ouro rose by Carla Destri Joias |
PALAVRA DE CURIOSA
Conte comigo para fazer o seu projeto personalizado!