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A história do anel de noivado

A INFLUÊNCIA DA IGREJA, DA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO E DE HOLLYWOOD

Anéis de ouro 18K e diamantes por Carla Destri Joias

1. A IGREJA

Até onde se sabe, o "inventor oficial" dessa tradição foi o papa Inocêncio III.

Segundo o teólogo suiço Hans Küng, o Papa Inocêncio III, é considerado o mais importante da Idade Média. Ele exerceu o seu pontificado do final do século XII ao início do século XIII.

Retrato do papa Inocêncio III

O Papa Inocêncio III foi extremamente influente na política e no direito de seu tempo e talvez, por ter toda essa influência, o seu conselho para que os casais respeitassem um tempo de espera até o casamento, que foi chamado de noivado, teve tanta adesão e logo se espalhou pela Europa, e posteriormente, foi trazida também para o mundo ocidental.

Porém nessa época, o símbolo do compromisso era apenas um aro de ferro usado no dedo anelar esquerdo.

A escolha desse dedo específico foi feita por causa da crença de que, nesse dedo, existia uma veia que era diretamente ligada ao coração.

2. A INDÚSTRIA

O ANEL DE DIAMANTE PARA NOIVADO

No início da tradição do uso do anel de noivado, os modelos e detalhes das joias eram muito particulares.

Dependiam do gosto e do bolso dos futuros maridos, porém, no século XX tudo isso mudou com a construção cultural que estava prestes a se estabelecer graças a uma grande empresa extratora de diamantes: a De Beers.

Logotipo oficial da De Beers

No final do século XIX, em Kimberley, na África do Sul, se iniciou a corrida pelos diamantes após a descoberta de pedras muito valiosas na região de Hopetown e, posteriormente em Griqualand West entre as décadas de 1920 e 1930.

Em 1937, sob o comando de Ernest Oppenheimer, a "De Beers" precisava solucionar a equação entre oferta e demanda, visto que a sua capacidade extratora ia de vento em popa, porém suas vendas não iam bem desde o grande "crash" da bolsa de Nova Iorque.

A partir daí a empresa concentrou esforços e muito investimento em marketing.

Em 1948, nasce a primeira, e icônica, campanha de peso da companhia:

"A diamond is forever" (Um diamante é para sempre).

Com essa pequena frase que sintetiza a qualidade do diamante e sua semelhança ao amor eterno, a De Beers conseguiu mudar completamente a percepção do consumidor e viu suas vendas aumentarem significativamente.

Casais do mundo inteiro que desejavam casar, agora também queriam diamantes!

3. DIAMANTES EM HOLLYWOOD

A cereja do bolo para as grandes joalherias internacionais foi o grande sucesso estrelado por Marylin Monroe em 1953:

O filme Como agarrar um milionário.

Cena do filme "Como agarrar um milionário", 1953

No longa metragem, a clássica cena em que Marylin Monroe dança e canta em um vestido cor-de-rosa que "diamantes são o melhor amigo das garotas" foi vista em diversos países do mundo e foi fundamental para concretizar o conceito de que "diamante = mulheres felizes" na mente dos consumidores.

4. A ALIAÇA DE NOIVADO PERFEITA

Para os apaixonados do séc XXI a tradição dos diamantes e do anel de noivado permanece.

Anel solitário de diamante by Carla Destri Joias

Tradições consolidadas ao longo séculos ou até mesmo décadas não caem em desuso tão facilmente, afinal, seus símbolos e signos costumam povoar o imaginário coletivo e direcionar o sonho de consumo dos aspirantes ao matrimônio.

O que os novos tempos nos permitem é uma maior variação e individualização na aquisição do que será uma das suas primeiras joias de família.

Vivemos na era da personalização e da valorização da individualidade, use isso a seu favor!

Meia aliança de diamantes by Carla Destri Joias

Ao escolher o anel de noivado para surpreender a pessoa amada, leve em consideração as características do casal: seus valores, suas crenças, suas preferências, seus gostos, detalhes que contem a sua história e símbolos que imprimam as suas expectativas com o casamento.

O que eu sempre sugiro para os meus clientes é que as joias de matrimônio podem contar a história do casal, afinal vocês é que são os protagonistas desse romance.

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