Translate

Cronômetro: sempre falei errado.

CRONÓGRAFO OU CRONOMETRO?

Como eu já disse em artigos anteriores, a minha especialidade é joalheria: metais e pedras preciosos.

Porém, por ter trabalhado muitos anos em joalherias de rede, precisei estudar e conhecer alguns aspectos básicos da relojoaria e o assunto "cronometro" sempre rende, pois existem muitas informações equivocadas sobre isso no mercado.

Por isso decidi tratar um pouquinho sobre esse assunto aqui, já que o chronometer é um fator muito relevante no momento de comprar ou vender um movimento de alta relojoaria e como eu sempre digo; a minha intenção é que você faça as suas aquisições com consciência, sabendo exatamente o que está adquirindo.

O QUE É UM CRONOMETRO

Cronometro nada mais é do que a tradução literal da palavra chronometer, de origem grega: Khrono (tempo) + Metron (tempo). Ou seja, é a medida do tempo.

No mundo relojoeiro, chronometer refere-se a um selo de qualidade, emitido por uma organização patrocinada pelo governo Suíço que testa e garante a qualidade do movimento do relógio em relação à sua precisão em medir o tempo. Por isso o nome.

CERTIFICADO C.O.S.C.

Contrôle officiel suisse dês chronomètres*, é a expressão em francês para “Controle oficial suíço de cronômetros", mais conhecido por sua abreviação: C.O.S.C.

*Fonte:  https://exame.com/casual/o-guia-dos-certificados-de-qualidade-da-industria-relojoeira/ 

Logotipo do selo C.O.S.C.

Para adquirir esse cobiçado selo em seus relógios, as empresas precisam enviar os movimentos do relógio (máquina interna) para serem submetidos a rigorosos testes por um período médio de 15 dias.

Somente após ser aprovado nos testes, o movimento recebe um número de série exclusivo, que o identificará em qualquer lugar do mundo. É uma espécie de CPF do relógio.

Movimento de relógio mecânico (sem a caixa) sobre um certificado COSC

Esse número fica gravado na peça física e também é informado em todos os documentos que acompanham o relógio no momento da compra, além de ficar nos registros do sistema de vendas para uma possível localização do dono ou do relógio, se for necessário.

Mas em que se baseiam esses testes?

Os testes buscam atestar a precisão do relógio.

Para isso o movimento é testado em diversas posições e temperaturas, sempre acompanhado pela medição de um relógio atômico, para efeito de comparação.

Durante as variações de posição e temperatura o movimento do relógio não pode sofrer atrasos nem adiantamentos fora dos padrões estabelecidos pela Organização que emite e controla o certificado COSC.

Uma vez aprovado nos testes, o movimento recebe um documento exclusivo, com todos os dados de registro do relógio e informações a respeito dos resultados dos testes.

Mas então, se chronometer é um selo, como se chama o marcador de tempo que nós conhecemos como cronometro?

O QUE É UM CRONÓGRAFO

Cronógrafo é uma ferramenta utilizada para calcular lapsos de tempo.

Geralmente ele se apresenta como uma das funcionalidades de um relógio, mas também pode ser um equipamento desenvolvido unicamente para essa função, como é o caso dos treinadores de atletas que usam cronógrafos para medir o tempo de performance de seus pupilos.

Imagem: E-bay

Ou seja, um relógio poder ter um selo chronometer sem necessariamente possuir a ferramenta cronógrafo e um cronógrafo pode não estar atrelado exclusivamente a um relógio bem como não necessariamente terá um selo chronometer.

Cronógrafo e chronometer são coisas distintas e não precisam estar diretamente ligados um ao outro dentro das infinitas possibilidades que a relojoaria apresenta.

Cabe a nós apenas usar a nomenclatura correta para cada especificação e assim, nunca mais chamar um cronógrafo de cronômetro.

SE INSPIROU PARA FAZER UMA JOIA PERSONALIZADA?

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Contato: https://linktr.ee/carladestri

ME ACOMPANHE DE PERTO