Qual é a diferença entre pérola de água doce e água salgada?
QUAL PÉROLA É MELHOR?
Na época em que trabalhei como vendedora em algumas joalherias de shopping, era muito comum que alguns clientes, quando estavam escolhendo opções de joias com pérolas, perguntassem:
- São de água salgada?
Quando eu os informava dizendo que não, a imensa maioria "torcia o nariz" e dizia que fazia questão da pérola de água salgada...
...até descobrir que o que eles estavam solicitando poderia custar, em alguns casos, até 40 vezes mais do que o primeiro produto que eu estava mostrando, com as pérolas de água doce.
Quando o cliente descobre o preço de uma joia com pérola de água salgada |
A recorrência nesse tipo de situação começou a me intrigar.
Por que as pessoas estufavam o peito e exigiam, com aparente conhecimento, algo que ela desconheciam completamente o valor?
O cliente dizia fazer questão da tal pérola, mas quando ouvia o preço da joia, quase caía da cadeira.
Ele obviamente, não fazia a menor ideia do que estava "exigindo".
SENSO COMUM SOBRE PÉROLAS
Passei a sondar esses clientes para tentar entender de onde eles tinham a informação incompleta sobre a pérola de água salgada.
A maioria dizia ter ouvido de pessoas mais velhas da família que "pérola boa era a de água salgada".
Geralmente isso vinha dos pais ou avós.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PÉROLA DE ÁGUA DOCE E PÉROLA DE ÁGUA SALGADA?
PÉROLAS DE ÁGUA DOCE
A pérola de água doce é produzida por ostras originárias de rios. Geralmente de regiões com temperaturas mais frias.
As ostras de rio produzem as pérolas em um período relativamente curto, de dois a três anos, e em sua maioria são bem resistentes à inclusão de diversos núcleos, ou seja, elas suportam produzir diversas pérolas ao mesmo tempo.
PÉROLAS DE ÁGUA SALGADA
Diferente das ostras de água doce, a ostra de água salgada demora mais tempo para produzir a pérola, a partir de 4 anos, e geralmente as ostras são mais sensíveis à inserção de diversos núcleos e aguentam produzir apenas uma pérola de cada vez, no máximo, duas pérolas de cada vez.
Imagem meramente ilustrativa |
Ou seja, o período de cultivo de uma pérola de água salgada, além de ser muito superior ao período de cultivo de uma pérola de água doce, exige mais tecnologia, tempo, mão de obra qualificada e cuidado, pois elas são delicadas, frágeis e pouco produtivas.
CONCLUSÃO
A partir disso, podemos entender que não existe um tipo de pérola "melhor" que o outro.
O que existe, como em tudo na joalheria, são pérolas mais raras que outras e, como já tratamos disso aqui diversas vezes, a raridade é o fator determinante no valor da pedra preciosa e no valor final de uma joia pronta.
PALAVRA DE CURIOSA
QUER FAZER UMA JOIA PERSONALIZADA?
SOLICITE UM ORÇAMENTO
E-mail: carlaleme7@gmail.com
WhatsApp: (11) 99600.9796