Por que as esmeraldas colombianas são tão valiosas?
O QUE TEM DE ESPECIAL NAS ESMERALDAS COLOMBIANAS?
A resposta a essa pergunta é muito simples: o solo.
Imagem: Ice Store |
Na Colômbia o solo é muito rico em sal.
Não à toa, eles possuem até uma catedral de sal, construída no interior das minas de Zipaquirá, a aproximadamente 50km de Bogotá.
A alta concentração desse minério permitiu que as esmeraldas que se formaram naquele território também desenvolvessem características muito peculiares, o que lhes garantiu uma exclusiva e excelente qualidade joalheira.
Imagem: Green Bewitch |
A principal teoria geológica sobre a formação dos minérios defende que o magma existente no centro da terra concentra milhares de compostos químicos e que, ao trazer esse magma para a superfície terrestre, ao se esfriar, ele cristaliza seus compostos e forma toda uma gama dos minérios que conhecemos hoje.
Ainda dentro dessa teoria, ao se cristalizar protegida por uma enorme camada de sal, a esmeralda colombiana consegue potencializar sua cor, sua pureza e apresentar um tom muito singular de verde neon.
Brinco solitário de ouro 18K com esmeraldas colombianas produzido por Carla Destri Joias |
São essas características que tornam as esmeraldas colombianas tão raras, belas e valiosas.
CUIDADOS QUE DEVO TER COM A MINHA ESMERALDA
1. QUEBRA
Uma das principais características da esmeralda é o seu ponto de fratura irregular, ou seja, se ela sofrer uma pancada em um ponto, pode partir-se em vários pedaços, por isso a sua manipulação, seja no momento da lapidação ou já na cravação da gema em uma joia, são tão delicados e exigem muito cuidado e atenção.
2. PRODUTO QUÍMICO
As esmeraldas também são muito sensíveis ao contato com produtos químicos, tais como sabonete, shampoo, detergente e etc. Por isso é importante ter cuidado redobrado com a sua joia ao manusear qualquer tipo de produto enquanto a veste.
O ideal é sempre tirar as suas joias para efetuar tarefas diárias, tais como banho, piscina, lavar louça e etc.