Translate

Posso usar joia na piscina?

OURO ESCURECE NA PISCINA

Será que você pode usar suas joias naquele look verão maravilhoso para ir à piscina?

Imagem: Pinterest

PISCINA?!?!

Existem duas coisas que exigem cuidado com sua joia quando você pensar em entrar com ela na piscina: o metal e a pedra preciosa.

METAL

As joalherias costumam trabalhar com o ouro 18K. Isso significa que o metal tem 75% de ouro e 25% de outros metais.

Eu falo mais sobre esse assunto aqui:

O ouro costuma ser bem resistente a muitos produtos químicos, porém as ligas que são usadas nele, esses outros 25% costumam não ser tão resistentes.

Em contato com dois produtos super presentes na piscina, o cloro e o sulfato de cobre, as ligas podem começar a entrar em processo de oxidação.

Após um tempo dentro da piscina, você poderá notar que ele está ficando manchado ou mais escurecido, com um tom avermelhado.

No caso do ouro branco, ele possui um acabamento chamado banho de ródio.

Eu falo mais sobre o banho de ródio nesse vídeo aqui:

O que pode acontecer com o ouro branco dentro da piscina?

O banho de ródio vai sair muito mais rápido e você vai perceber que a sua joia vai começar a ficar em um tom amarelado. Isso significa que você precisa refazer o banho.

Para isso, procure o seu joalheiro de confiança.

Mas é no segundo item, as pedras preciosas, que você deve ter mais atenção.

PEDRAS PRECIOSAS

Gemas preciosas naturais são muito sensíveis a qualquer tipo de produto químico. Existem algumas gemas preciosas que têm a superfície mais porosa, como as pérolas ou a calcedônia, por exemplo, em que você pode perceber o efeito dos produtos químicos da piscina quase que imediatamente.

Pode acontecer de elas perderem a cor e o brilho na hora!

Quando isso acontece não tem o que fazer. Você perdeu a sua pedra. Você terá que procurar um joalheiro e fazer a substituição, comprar uma pedra nova.

Algumas outras pedras podem parecer mais resistentes, mas elas também podem sofrer alteração de cor ou a quebra a médio e longo prazo.

Ou seja: nunca, jamais, entre na piscina usando a sua joia.

PRATA 925, OU PRATA DE LEI

Apesar de não trabalhar com prata, eu vou te dar uma dica bônus porque esse é um erro muito recorrente que eu vejo entre meus amigos e clientes e pode gerar muita frustração se você sonhou, juntou dinheiro e se preparou para adquirir a sua pulseira Pandora ou Life by Vivara.

Imagem: Vivara

Para quem não sabe, essas pulseiras são de prata e têm a proposta de ser colecionáveis. Você vai comprando os berloques (também chamados de charms) e vai enchendo a sua pulseira com temas que contem a sua história.

A prata também não reage bem aos produtos químicos da piscina. Ela vai escurecer muito rápido e ficar feia.

No caso dos charms, o maior problema em contato com a piscina são aqueles coloridos, que têm um acabamento de esmalte. O esmalte é uma pintura sobre o metal para deixar os berloque coloridos.

Se você entrar na piscina com essas peças com esmalte pode ter certeza, o esmalte vai sofrer alteração de cor. Fica tudo feio!

O esmalte fica meio marrom, meio bege, manchado...

Essas peças são produzidas em escala industrial. Não tem como fazer um conserto artesanal.

Então se isso aconteceu, se você entrou na piscina com seus charms de prata e o esmalte alterou a cor, eu sinto te informar, mas não tem conserto. Ou você vai ter que tirar da sua pulseira ou fazer a substituição comprando uma peça nova.

PALAVRA DE CURIOSA

QUER FAZER UMA JOIA SOB MEDIDA?

Entre em contato comigo

E-mail: carlaleme7@gmail.com

WhatsApp: (11) 99600.9796

ME ACOMPANHE DE PERTO

Instagram

YouTube

JOIAS PERSONALIZADAS EM BARUERI, SP

A foco do meu trabalho está no atendimento pessoal. É muito importante alinhar expectativas e possibilidades entre o que o cliente sonha, o valor que deseja investir e as possibilidades técnicas e de matéria-prima disponíveis.