Translate

Ovos Imperiais de Fabergé: 1.886

OVO GALINHA COM PINGENTE DE SAFIRA

Seguimos então o nosso delicioso passeio pela história da joalheria Fabergé e seus encantadores Ovos Imperiais, confeccionados entre o final do século XIX e início do século XX.

Chegamos ao ano de 1.886, e a tsarina Russa, Maria Feodorovna, recebera o segundo ovo de páscoa confeccionado pela joalheria de Peter Carl Fabergé: um ovo conhecido como  "Ovo Galinha com pingente de safira".

Ovo de diamantes e safiras da joalheria Fabergé
Imagem meramente ilustrativa: Chronopassion

Aqui, o imperador Nicolau II já dá sinais de que ficou tão satisfeito com os serviços de Fabergé que irá transformar esse presente pascal em uma tradição.

Infelizmente, esse é quase o máximo que se sabe a respeito desse ovo, que está desaparecido desde a Revolução Russa de 1.917, organizada pelo partido Bolcheviche, sob o comando de Vladmir Lênin.

Com o início da Revolução toda a família imperial, os Romanov, precisaram se exilar e o imperador Nicolau II renunciou ao cargo de imperador da Rússia.

Retrato em miniatura de Maria Feodorovna, 1.885

Acredita-se que nesse exílio a rainha mãe, Maria Feodorovna, tenha carregado em seus baús as joias mais valiosas que possuía e também os Ovos de Fabergé que lhe tinham o maior peso sentimental.

Veja que essa é apenas uma suposição, visto que não se tem notícia e nem mesmo rastros, sobre o verdadeiro paradeiro dessas joias e, infelizmente, quanto mais o tempo passa, menor se torna a probabilidade de que um dia o ovo de Páscoa de 1.886 seja encontrado.

OS OVOS IMPERIAIS DESAPARECIDOS

Até hoje são 8 os ovos imperiais com paradeiro desconhecido. Respectivamente dos anos de: 1.886, 1.888, 1.889, 1.896, 1.897, 1.902, 1.903 e 1.909.

O que se sabe a respeito do ovo "Galinha com pingente de safira" é o que foi descoberto no ano de 2001, pelo Museu Fersman de Mineralogia em parceria com Tatiana Fabergé, ao cruzarem dados de arquivos do museu, do Kremlim e da fábrica de Fabergé.

Havia um ovo que, segundo registros de 1.889 era descrito como "Galinha sacando um ovo de safira de um cesto de vime"*.

Tentando imaginar como esse ovo seria...

Também há um registro de 1.922, do inventário do Arsenal do Kremlin, que descreve "galinha de prata, sarapintada com diamantes roseta, em pedestal de ouro"*.

Essas são as duas informações mais "quentes" que se tem do ovo presenteado à imperatriz em 1.886.

A nós resta apenas o exercício da imaginação para unir duas breves descrições sobre o ovo e somà-las à excelência que conhecemos dos presentes de páscoa produzidos por Carl Fabergé.

Deus queira que um dia ele seja encontrado para que possamos admirar sua beleza!

*(FABER, Toby "Ovos de Fabergé - a história das obras-primas que sobreviveram ao fim de um império", pág 307)

PALAVRA DA DIRETORA

FABERGÉ POR CARLA DESTRI

1. Breve história sobre Carl Fabergé

2. 1885: Ovo Galinha

3. 1886: Ovo Galinha de Diamantes

4. 1887: O Terceiro Ovo Imperial

BIBLIOGRAFIA

Todas as informações históricas desse texto foram retiradas do livro "Ovos de Fabergé - A história das obra-primas que sobreviveram ao fim de um império", de Toby Faber.

Para adquirir o livro, basta clicar na imagem.

SE INSPIROU PARA FAZER UMA JOIA PERSONALIZADA?

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Contato: https://linktr.ee/carladestri

OU ME ACOMPANHE DE PERTO